quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Saúde


Transplante de córnea sem fila


O Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realiza transplantes de córnea gratuitamente. E o melhor de tudo: sem fila de espera. 

Funcionando desde 1937, a instituição é considerada uma referência nessa área. Atualmente, faz 30 transplantes por mês, mas tem possibilidade de triplicar esse número. Pacientes de outras regiões do Brasil também podem procurar o serviço e se submeter à cirurgia por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) – instrumento legal que garante cuidados médicos pelo SUS a pacientes com doenças que não podem ser tratadas em sua cidade por falta de condições técnicas.

O transplante deverá ser realizado em até 30 dias, dependendo do tempo necessário para que os exames pré-operatórios sejam feitos e do estado clínico do paciente.

Segundo a dra. Myrna Serapião, oftalmologista-chefe do Setor de Córnea da Unifesp, diversas doenças podem comprometer a córnea e levar a um transplante, como o ceratocone, problema degenerativo que se  caracteriza pelo afinamento da córnea e o aumento da sua curvatura. “Inicialmente, o ceratocone” – que costuma aparecer a partir dos 20 anos – “pode ser corrigido com óculos ou lentes de contato, mas, em estágio avançado, é necessário o transplante de córnea”.

“Processos inflamatórios ou infecciosos, complicações cirúrgicas, traumas e doenças congênitas também podem levar ao comprometimento corneano”, explica a oftalmologista. Por isso, “é fundamental para a saúde visual que as pessoas passem por avaliações anuais com um especialista”.

Mais informações pelo telefone (11) 5085-2061. O Ambulatório de Córnea  da Unifesp fica na Rua Botucatu, 821, 1º andar, Vila Clementino, São Paulo (SP). 



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Saúde


PROGRAMA DE BEM-ESTAR NA UNIFESP


O Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está oferecendo 150 vagas para voluntários que desejem participar de uma pesquisa sobre um “programa de bem-estar e felicidade”.

O programa usará, entre outras técnicas, meditação, relaxamento e treinamento cognitivo comportamental. Não serão utilizados medicamentos.

Os interessados precisam ter no mínimo 18 anos e ensino médio ou superior completo.

As inscrições devem ser feitas no horário comercial, pelos telefones  (11) 5081-5405, 5084-7224 ou 98684-5519, com Márcia.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Responsabilidade social


Itaú doa livros infantis


Foto: Divulgação
Para incentivar os adultos a ler para as crianças, a Fundação Itaú Social está doando três volumes da Coleção Itaú de Livros Infantis: O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, Lino e Poesia na varanda.

Os interessados em receber gratuitamente os livros devem acessar o endereço eletrônico http://www.itau.com.br/itaucrianca/ e preencher um cadastro.