quarta-feira, 13 de março de 2013

Boa Leitura



Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros, de Frederico Pernambucano de Mello, Escrituras Editora, 320 páginas, R$ 45,00.

O sírio Benjamin Abrahão Calil Botto mudou-se para o Recife em 1915, quando tinha apenas 15 anos de idade, para fugir da Primeira Guerra Mundial. Nos sertões do Brasil setentrional, viveu grandes aventuras. De 1917 a 1934, foi secretário particular do padre Cícero, do Juazeiro, e, em meados de 1936, passou a acompanhar os bandos que Lampião tinha em sete estados do Nordeste como fotógrafo do cangaceiro. Benjamin foi o responsável pelas fotos e imagens cinematográficas conhecidas de Lampião e seus seguidores.

Para escrever sua biografia, o historiador Pernambucano de Mello – considerado por Gilberto Freyre o “mestre de mestres em assuntos de cangaço” – pesquisou o tema por 40 anos. Entre outras coisas, o autor mostra todo o conteúdo da caderneta em que Benjamin Abrahão fazia suas anotações – resultado, muitas vezes, de longas conversas com Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros. Em 1938, depois de o fotógrafo ser assassinado, o pequeno caderno foi parar nas mãos da polícia, e só agora as informações vêm à tona, esclarecendo vários fatos da época, como a propalada amizade entre Padre Cícero e Lampião.

O livro tem 97 imagens e um apêndice com a reprodução de importantes documentos.



Pequenas reinações, texto de André Ricardo Aguiar e ilustrações de Carol Juste, Girafinha, 64 páginas, R$ 28,00.
Por meio de deliciosas histórias – como a do reinado de Ataxerxes, onde tudo é duplicado –, o autor aborda sentimentos como o medo e a insegurança e mostra o processo de crescimento do ser humano.
Além de poeta e ficcionista, André pertence ao Clube do Conto da Paraíba e participa de projetos de incentivo à leitura. Carol Juste é ilustradora profissional desde 2004. Hoje, é proprietária de um estúdio de ilustração em Campinas (SP), e já ilustrou mais de 30 livros.
Pequenas reinações é indicado para crianças de 7 a 10 anos.