quinta-feira, 18 de abril de 2013

Saúde

Menos iodo no sal de cozinha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na terça-feira, 16/4, que a quantidade de iodo adicionada ao sal de cozinha deve ficar entre 15 e 45 mg/kg, e não mais entre 20 e 60 mg/kg. A decisão levou em conta estudos que mostram que a taxa de iodo do brasileiro é maior do que a recomendada pela Organização Mundial da Saúde, o que pode provocar, por exemplo, o hipotireoidismo.

A adição do nutriente no sal para consumo humano foi adotada no Brasil em 1956. A medida visava então combater o bócio endêmico (conhecido também como papo), que é causado pela falta de iodo no organismo e se caracteriza pelo aumento da tireoide. Com as mudanças no padrão alimentar da população – inclua-se aí o consumo de alimentos excessivamente salgados –, a quantidade de iodo adicionada ao sal passou a ser periodicamente revista.

As empresas terão 90 dias para colocar a norma da Anvisa em prática.

 

 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Agenda


Feira de livros na USP Leste


Até a próxima sexta-feira, 12 de abril, das 9 às 21 horas, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste) realiza a 6ª edição da sua feira do livro. Estão à venda obras de ficção, literatura, científicas, infantis e relacionadas aos cursos ministrados na escola.

A feira – que oferece obras com 50% de desconto – tem ainda uma banca onde o visitante pode trocar livros. Trinta editoras estão participando do evento, entre elas, Martins Fontes, Companhia das Letras, Record, Nova Fronteira e Senac.

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades fica na Rua Arlindo Béttio, 1.000, São Paulo, SP. É possível chegar ao local com o trem da linha 12 da CPTM (Safira), descendo na estação USP Leste. De carro, o acesso é pela Rodovia Ayrton Senna, na saída do km 17. A entrada é gratuita. Mais informações: (11) 3091-8813.