sexta-feira, 8 de junho de 2012

Saúde

Anvisa divulga novas regras para protetor solar


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no início da semana, uma resolução ­– a RDC 30/12 ­– que determina novas regras para protetores solares. Entre as principais mudanças está o aumento do valor mínimo do Fator de Proteção Solar (FPS), que passa de 2 para 6. A proteção contra os raios UVA, por sua vez, deverá ser, no mínimo, 1/3 do valor do FPS, que indica a proteção contra os raios UVB.

A Agência estabeleceu ainda uma metodologia específica para a comprovação contra raios UVA, que até agora não havia sido definida, e aumentou o nível dos testes exigidos para comprovar que o protetor é eficiente. Propriedades como resistência à água, por exemplo, precisarão ser comprovadas por métodos definidos no regulamento.

O rótulo dos protetores também sofrerá mudanças. A informação sobre a necessidade de reaplicar o produto será obrigatória, mesmo para os mais resistentes à água. Por outro lado, passa a ser proibido alegar 100% de proteção contra as radiações solares.

Os fabricantes têm dois anos para colocar essas regras em prática, que seguem as novas normas adotadas para protetores solares em todo o Mercosul.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário