segunda-feira, 30 de abril de 2012

Saúde

Medicamento contra fogachos



Segundo um estudo realizado recentemente pela Faculdade de Medicina da USP, a longo prazo, a cinarizina, nome genérico de um medicamento para combater vertigens, atua no sistema termorregulador do organismo, podendo diminuir os fogachos – ondas de calor manifestadas por mulheres no climatério que não podem fazer reposição hormonal.
O remédio se mostrou também eficaz contra outros sintomas climatéricos, como insônia e irritação. Mas a vertigem foi o problema que “durante a pesquisa teve a melhora mais significativa entre as mulheres que receberam o medicamento”, explica o ginecologista Pérsio Yvon Adri Cezarino, autor do estudo.
Participaram da pesquisa 62 pacientes do Setor de Ginecologia Endócrina e Climatério do Hospital das Clínicas de São Paulo, com idade entre 45 e 60 anos e manifestação predominante de fogachos. De acordo com o médico, “esse sintoma acontece porque, no período climatérico, as taxas de estrogênios caem, o que provoca um descontrole do sistema termorregulador, podendo haver aumentos súbitos de temperatura, seguidos de calafrios. As manifestações ocorrem com maior frequência durante a noite, ocasionando insônia, fadiga e perda da qualidade de vida da mulher”.

Fonte das informações: Agência USP de Notícias















Nenhum comentário:

Postar um comentário