sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Saúde


Unifesp comprova ação benéfica da bengala para artrose de joelho

Uma pesquisa feita recentemente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), comprovou que a utilização de bengala – uma medida simples e barata – ajuda a diminuir a dor de pessoas com artrose no joelho e a necessidade de consumir anti-inflamatórios para combater a doença.
Em artigo publicado na Agência Fapesp, o dr. Jamil Natour, coordenador do estudo, afirmou que a bengala – a qual deve sempre ser usada no lado oposto do joelho afetado – “é indicada para diminuir a sobrecarga na articulação”. O reumatologista alerta, porém, que só depois de utilizar o acessório por, no mínimo, um mês é que os resultados positivos serão percebidos.
Embora médicos do mundo inteiro já recomendem há séculos o uso da bengala, essa é a primeira vez que se investiga a sua eficiência. Os resultados da pesquisa foram publicados em uma das mais importantes revistas de reumatologia do mundo, a Annals of the Rheumatic Diseases, que destacou o tema em seu editorial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário